quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Se perdeu a paciência com seu filho, o problema é seu e não dele!

Se perdeu a paciência, o problema é seu*
Às vezes vejo os pais exasperados com os filhos que não atendem seus pedidos prontamente do jeito que gostariam. Eles dizem “já perdi a paciência com você, menino!”.

Ora, eu penso, se você perdeu a paciência com seu filho, o problema é seu, não do seu filho! Sua paciência é afetada por um monte de fatores além de seu filho: você pode estar cansado, pode estar na TPM, pode ter ouvido poucas e boas de seu chefe, pode estar morrendo de fome, pode ter sido irritado por um outro filho, pode ter brigado com o/a esposo/a...

Se perdeu a paciência com seu filho, o problema é seu. Vá resolver seu mau humor na academia, no caratê, no psicólogo! Brigue com seu esposo/a, mande seu chefe se danar, vá comer um lanchinho! Só não lance a culpa da sua falta de paciência sobre seu filho pequeno, pois o problema é seu!

Eu aprendi com Sofia que, na maior parte das vezes em que perco a paciência com minha filha, quem está errado sou eu. Quando perco a paciência com minha filha pequena, perco a razão, deixo de ser pai e passo a ser irmão, deixo de ser digno de respeito e passo a ser alvo de revolta, deixo de proteger e passo a ser um covarde.

Sim, às vezes perco a paciência. Nessa hora, em vez de colocar a culpa nela (“veja só, menina, você me fez perder a paciência”) eu digo “filhinha, desculpe, papai perdeu a paciência, estou cansado, irritado, você pode me ajudar fazendo isso logo?”. Mesmo sendo um problema meu, acho que posso pedir a ajuda de minha filha. Ela geralmente ajuda...

* ilustração criada com base em ilustração exposta em http://atalmineira.wordpress.com/2012/01/13/a-chaleira-ferveu-e-supitou-a-tampa/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa página no Facebook

Seguidores

As mais populares

Arquivo do blog